Foto: Nathália Schneider (Diário)
Um veículo parado na via e o corpo de um ciclista caído no chão. Essa foi a cena que ocorreu em um trecho da avenida Hélvio Basso, Bairro Medianeira, na manhã desta sexta-feira (29). A ação, que chamou a atenção de motoristas e pedestres que cruzaram pelo local faz parte da Semana Nacional de Trânsito e ocorreu das 9h30min até às 11h30min. A cena impactante tem como objetivo conscientizar motoristas e pedestres sobre atitudes que colocam a vida em risco no trânsito.
Após a simulação foi organizado uma blitz educativa e os motoristas abordados receberam material educativo com orientações e dicas para um trânsito seguro. A ação realizada faz parte do Programa Vida no Trânsito (PVT) da Secretaria de Mobilidade Urbana.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Esse trabalho de conscientização dos motoristas está no cronograma da Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada todos os anos de 18 à 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e neste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. Este ano os trabalhos foram adiados em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
— Essa é mais uma das ações que nós fazemos pela conscientização da segurança no trânsito com a preocupação que não é só nossa em Santa Maria, é uma preocupação mundial, a redução no número de vitimas de sinistros de trânsito, e sinistros são evitáveis, então precisamos trabalhar com a população, orientar e educar que no trânsito o importante é o comportamento certo do condutor — explicou Lucimar Garcia de Sá, coordenadora do Programa Vida no Trânsito.
Lucimar ainda destacou dados do PVT que mostram que nos últimos quatro anos (2019- 2022), 179 ciclistas se envolveram em acidentes no município. Somente no ano de 2022, dois ciclistas morreram e 45 ficaram feridos em função de sinistros de trânsito.
A iniciativa desta sexta-feira, com a simulação e a blitz contou com a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Polícia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Corpo de Bombeiro Militar, Centro de Formação de Condutores Ativa, Viacentro e Padre Reus.
O Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana reforçou que a conscientização no trânsito, apesar de ter ações de neste mês de setembro, ocorre durante todo o ano, a secretaria e os órgãos de segurança trabalham em conjunto para educar os motoristas e monitora os números e avanços positivos que são vistos em Santa maria.
— A gente organiza até ações nas escolas com as crianças, para trazer a educação no trânsito desde a infância, e temos notado números positivos em Santa Maria. Conseguimos reduzir principalmente atropelamentos na faixa de segurança, que de 2022 para o ano de 2023 já tivemos mais de 50% de redução.
PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO
O Programa Vida no Trânsito (PVT) é um trabalho de âmbito nacional que promove ações conjuntas entre diversos setores ligados ao trânsito. O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Em Santa Maria, foi instituído pelo Decreto Executivo nº 7/2020 e é mantido pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
O principal objetivo do PVT é o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção de intervenções efetivas de segurança no trânsito.